top of page

Nossos Projetos

Cada projeto é uma ponte entre a arte e o território. Da contação de histórias em escolas e praças à formação de leitoras em presídios, nossa atuação toca diferentes públicos com sensibilidade, inclusão e afeto.

Oficina de Contação de Histórias Contos e Cantigas.jpg

Oficina de Contação de Histórias: Contos e Cantigas

Dias 14, 22, 28 e 29 de novembro de 2025, na Casa de Cultura em Campo Grande MS. Conduzida pela atrizes Conceição Leite e Marta Cel é destinada a professores, educadores sociais e contadores de histórias para incentivar o interesse pela leitura e pela literatura oral e estimular a ação multiplicadora em escolas, bibliotecas, eventos e projetos sociais.  Atividade contemplada pelo Fomento a Projetos Continuados de Pontos de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc através da Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Campo Grande.

BEINAL.jpg

1ª.  Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul

Realizada em Campo Grande MS, entre os dias 04 e 12 de outubro de 2025, homenageou o poeta Manoel de Barros e celebrou a literatura e suas interações com outras formas de arte e cultura, reunindo um público de 45 mil pessoas. Um evento multifacetado, com concursos literários, premiações, comercialização de livros, conferências com escritores nacionais, internacionais e regionais, lançamento de livros, mostras de cinema, teatro, música, dança, gastronomia pantaneira, seminário e encontros.  Corealização do Instituto Imolé e Instituto Curumins, com parceria do MinC, por meio do Fundo Nacional de Cultura (FNC) e do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),  Governo de Mato Grosso do Sul, Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados, INPASA, e Fecomércio SESC MS.

IMAGEM 6.jpg

Ciranda de Contos e Cantigas

Projeto “Ciranda de contos e cantigas” – A "Ciranda de Contos e Cantigas", da Cia Teatral Curumins, é um espetáculo que apresenta contos, cantigas, parlendas e brincadeiras tradicionais da cultura brasileira, promovendo o contato, especialmente das crianças, com narrativas e canções que fazem parte do imaginário coletivo. Uma experiência envolvente e interativa também para o público de todas as idades.  Incentiva a plateia a participar, seja cantando, batendo palmas ou até mesmo ajudando a contar as histórias.  Uma representação educativa que fortalece vínculos afetivos e culturais por meio da arte.  Uma celebração da infância, da memória cultural e da alegria de compartilhar histórias.

IMAGEM 4.jpg

Um Campo Grande de Mulheres Leitoras

​Projeto "Um Campo Grande de Mulheres Leitoras", foi realizado em 2024 pelo Instituto Curumins no Estabelecimento Penal Irmã Zorzi, em Campo Grande/MS, promoveu o acesso à leitura e a formação de leitoras entre as 25 mulheres detentas, utilizando a literatura como ferramenta de transformação social, resgate da autoestima e reinserção.  Alinha-se a iniciativas como o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL) e o Plano Estadual do Livro e Leitura de MS.  
O projeto reflete a crença de que a leitura pode ser um instrumento de liberdade mesmo em contextos de privação, contribuindo para a ressocialização e a construção de novos projetos de vida.
Realizado com o benefício do Fundo Municipal de Cultura/ FMIC, da Secretaria de Cultura e Turismo e prefeitura de Campo Grande/ MS.  foi aprovado pelo Edital Nº12/2023/SECTUR, com recursos oriundos da Lei complementar Nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).

IMAGEM 5.jpg

Um Pantanal de Histórias

O projeto "Um Pantanal de Histórias", realizado pelo Instituto Curumins em 2023 nos distritos de Palmeiras, Dois Irmãos do Buriti, Camisão e Piraputanga em Aquidauana (MS), buscou valorizar e preservar a cultura pantaneira por meio da coleta e divulgação de histórias, mitos, causos e saberes tradicionais da região.
As contadoras de histórias Conceição Leite, Maria Rita Oliveira e Anamaria Santana envolveram professores e demais moradores locais, detentores desses saberes, no processo de registro e compartilhamento das histórias.
A iniciativa foi exitosa ao manter viva a cultura pantaneira, especialmente em um contexto em que a globalização e as mudanças socioeconômicas podem levar ao esquecimento dessas tradições.

IMAGEM 3.jpg

Margarida, Cravo e Rosa

Projeto de teatro institucional - A peça "Margarida, Cravo e Rosa", encenada pela Cia Teatral Curumins, em Campo Grande (MS) e outras cidades brasileiras, aborda o tema do câncer de mama de forma poética e sensível, utilizando a linguagem teatral para conscientizar e emocionar o público. A obra mistura elementos do realismo e do simbolismo para tratar de um assunto delicado, destacando a importância da prevenção, do autocuidado e da solidariedade diante da doença.  A peça é um convite à reflexão sobre a vida, a saúde feminina e a importância do apoio coletivo. A Cia Teatral Curumins reforça, assim, o papel do teatro como meio de educação e sensibilização social.

IMAGEM 3.jpg

Festival de Contação de Histórias de MS

O “I e II Festival de Contação de Histórias de MS” (2013/2014), realizado com recursos do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FICMS), em Campo Grande (MS), valorizou e difundiu a tradição oral, a cultura popular e o folclore regional por meio da arte de contar histórias em praças, escolas e centros culturais.  
Com a proposta de democratizar o acesso à cultura, unindo entretenimento, educação e preservação do patrimônio imaterial, através de oficinas e apresentações para crianças, jovens e adultos, estimulando o gosto por contos, histórias, lendas e mitos com uma abordagem lúdica e acessível. 
O projeto reforçou a importância da oralidade como ferramenta de transmissão cultural, especialmente em um estado rico em diversidade como Mato Grosso do Sul.

bottom of page